Com a chegada do inverno, aumentam os problemas respiratórios e infecções causadas por invasores em nosso organismo.
E, quando o sistema imunológico está funcionando de maneira adequada, ele é capaz de identificar uma variedade de ameaças que podem vir a se instalar em nós, defendendo assim, o nosso corpo contra bactérias e vírus.
Cada organismo possui uma estrutura que já apresenta, desde o nascimento, uma defesa que chamamos de imunidade inata. E há também a imunidade adquirida, que obtemos ao longo da vida quando enfrentamos doenças ou ingerimos substâncias através das vacinas ou alimentos.
Porém, em determinados momentos, as nossas defesas baixam. É a chamada imunodeficiência, que pode ser ocasionada por uma condição crônica ou passageira. Nesses períodos, o corpo fica mais frágil e propenso a desenvolver infecções e doenças. Mas, você sabe identificar os sinais que o corpo apresenta quando a imunidade está baixa?
Vamos listar alguns para que você fique atento:
- Dores no corpo
- Preguiça para tarefas do cotidiano
- Fraqueza
- Dores recorrentes
- Sono excessivo
- Infecções recorrentes
Vale ressaltar que é sempre importante procurar a opinião e as orientações de um profissional, para exames adequados e tratamentos direcionados quando você observar esses sinais. Porém apresentaremos também sugestões de produtos naturais que auxiliam no cuidado da sua imunidade:
- Encapsulados de óleo de alho e vitamina C.
- Uso de mel e derivados: própolis, pólen e geleia real.
- Chás: fel da terra, macela, sabugueiro e equinácea
- Uso de especiarias no preparo de alimentos: canela, gengibre, cravo e açafrão.
É importante lembrar também, que os cuidados básicos com a saúde são essenciais para manter a imunidade em alta. Manter uma boa alimentação, o hábito da prática de exercícios físicos, realizar acompanhamento por um profissional qualificado, cuidar do tempo de sono, ingerir água de acordo com a necessidade do seu corpo.
Esses detalhes e outros, certamente irão manter sua saúde em bom estado e promoverão bem estar para você!