O clima do Sul no Brasil é marcado por temperaturas baixas durante boa parte do ano, com períodos chuvosos e propícios para ter sempre algo quentinho para tomar e comer. Uma das bebidas tradicionais nos estados sulistas é o chimarrão – um preparado de água quente com erva-mate.
Essa bebida, também consumida na Argentina e Uruguai, tem origem de consumo entre os índios guaranis, carijós e caingangues. Há registros ainda de que os incas mantinham relações comerciais com os guaranis e, por isso, também se apropriaram do uso da erva-mate para o preparo do chimarrão.
Na região Sul o hábito de tomar chimarrão é algo diário. Em várias casas, a chaleira de água quente sempre está no fogo. É comum ver nas ruas pessoas com kits prontos para carregar seu mate por onde forem e rodas de conversas com uma cuia que vai passando de mão em mão.
A infusão da erva-mate com a água quente é preparada numa cuia obtida a partir do porongo ou cabaça e, utiliza-se uma bomba para sorver a bebida que, além de aquecer, proporciona vários benefícios para quem a consome. É impossível visitar o Sul do Brasil sem ao menos provar o chimarrão e provavelmente querer levar os utensílios para casa e continuar a ingerir essa bebida que precisa de atenção para seu preparo.
O segredo está na escolha de uma boa erva que passa por estágios de secagem, torragem e trituração. Além disso, vale ressaltar que a água precisa estar quente, mas não fervendo para que não “queime” o mate, retirando assim suas propriedades medicinais.
O consumo da erva-mate com líquidos gelados também é comum nessa região do país. O chamado tererê pode ser servido com leite, água, suco de limão, água com gás e até com refrigerante tipo soda. A escolha varia conforme a preferência de quem está bebendo. Mas é importante que o líquido escolhido esteja bem gelado para poder extrair o sabor da erva, além de promover frescor em dias mais quentes.
A erva mate é rica em vitaminas do complexo B, C, sais de cálcio, ferro, sódio e manganês. É uma excelente opção de estimulante e auxilia na digestão. Favorece o bom funcionamento dos rins e tonifica o coração.
E aí, já escolheu como vai consumir a erva? Chimarrão ou tererê? Na dúvida, fique com ambas opções e mantenha a saúde e a tradição em dia!