A planta Assa Peixe é conhecida assim por suas nervuras se assemelharem às espinhas de um peixe. Muito rica em sais minerais e com propriedades anti-inflamatórias, essa erva é uma ótima opção para você que precisa de um chá expectorante.
Suas folhas são muito utilizadas para o tratamento de alterações respiratórias como bronquite, pneumonia e tosse.
Quando utilizada com regularidade, trata dores, cálculos renais, hemorróidas e afecções na pele. Vale ressaltar que, apesar de ter enormes benefícios para a saúde, é sempre importante seguir orientações de um profissional qualificado para utilizar essa planta medicinal.
Temos também o chá de assa peixe, que é conhecido por suas propriedades benéficas para o sistema respiratório. Dentre suas vantagens, podemos citar sua capacidade diurética, o que alivia a retenção de líquidos. É indicado para diminuir as dores musculares (inclusive as causadas pela intensidade de tosse devido à gripe), e contra indicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação.
A planta, por conter muitos sais minerais, é utilizada na alimentação, especialmente pelos adeptos a uma dieta vegana. Além do chá, suas folhas podem complementar o preparo de xaropes neste período de doenças respiratórias. Aproveite para conferir uma receita para expectorar muco e secreções.
Hora da Receita
Xarope de Assa Peixe
- 100g de erva de assa peixe
- 1 litro de água
- 3 colheres de açúcar mascavo
- 1 xícara de mel
- Com a água fervida, acrescente a erva e cozinhe por mais 5 minutos.
- Acrescente o açúcar e misture até ter consistência mais espessa.
- Desligue e coloque o mel
- Reserve num recipiente e após esfriar pode utilizar.
Tome de duas a três colheres de sopa por dia.
*Para potencializar o efeito do xarope, você pode colocar outras ervas como guaco e poejo para potencializar o efeito do xarope.