
Considerada uma das ervas mais aromáticas, a hortelã é famosa mundialmente por seus benefícios medicinais. Pode facilmente ser cultivada em casa em pequenos vasos e consumida in natura para receitas gastronômicas e chás com finalidades terapêuticas.
Suas propriedades e características também são amplamente utilizadas na indústria cosmética para a produção de diferentes produtos.
Em sua composição, a hortelã possui ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio, vitaminas do complexo B e C. Contém antioxidantes que auxiliam na conservação de colágeno da pele e cabelos.
Listaremos cinco benefícios proporcionados pelo consumo desse chá que favorecem a sua saúde e a da sua família.
O aroma agradável e forte da hortelã auxilia a descongestionar as vias respiratórias. O uso da hortelã ameniza sintomas da asma, combate infecções e previne outras doenças respiratórias como gripes e resfriados.
Consumir chá dessa erva fortalece órgãos do sistema digestivo, ativando glândulas salivares e as enzimas digestivas. Promove melhora de dores no estômago, pois facilita a digestão e alivia prisão de ventre.
Uma excelente fonte de nutrientes por conter fibras, proteínas, vitaminas e minerais. A ingestão diária trará benefícios a vários aspectos do organismo.
Possui um potente efeito calmante, aliviando sensações de estresse e garantindo noites agradáveis de sono, aliviando inclusive dores de cabeça.
Promove renovação da pele, trazendo brilho e purificação. Tem propriedades anti-inflamatórias e ante-pruriginosas que favorecem o tratamento de acnes e até alergias na pele.
Além de ser utilizada in natura e seca, o óleo essencial de hortelã é conhecido por vários benefícios e propriedades. Utilizado para aliviar dores musculares, de cabeça, aromatizador de ambientes e até estimular a concentração, esse produto é muito recomendado por ter alta concentração da erva.
Hora da Receita
A hortelã é muito utilizada na culinária, pois possui um sabor marcante que realça e favorece o preparo de várias receitas. Siga a receita a seguir para o preparo deste molho que pode ser utilizado na finalização de saladas, sanduíches, acompanhamento de carnes e massas.
Molho de Hortelã
- 1 limão taiti
- 170 g de iogurte natural
- 15 folhas de hortelã picadas
- Sal, pimenta branca moída (a gosto)
- Num recipiente, raspe as cascas do limão e misture com o suco do mesmo.
- Acrescente os demais ingredientes e misture bem até incorporar.
- Agora é só aproveitar!!!