O poejo é uma planta medicinal facilmente encontrada em locais úmidos, à beira de rios e riachos. É comercializada em feiras livres, farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais.
Possui um aroma marcante e benefícios digestivos, expectorantes e antissépticos, e seus princípios ativos favorecem grandemente a saúde.
Mas, vale ressaltar que, apesar de ser uma planta excelente para várias finalidades, não deve ser utilizada por gestantes ou lactantes, crianças menores de 12 anos e por pessoas com doenças hepáticas ou renais. Se você ainda tem dúvidas sobre o consumo dessa erva, procure a opinião do seu médico.
Além de consumir as folhas de poejo para chás, a planta também é utilizada como um repelente natural, no trato de feridas e alergias, no preparo de cosméticos (perfumes, sabonetes e desodorantes), e até no preparo de receitas culinárias (molhos, carnes variadas e sobremesas).
Conheça cinco benefícios do uso de poejo para a sua saúde:
Combate a febre: Por possuir propriedades sudoríferas, o chá de poejo é indicado para quem está sofrendo com febres altas. Ao liberarmos suor, naturalmente a temperatura corporal diminui.
Combate à insônia: Por ser um relaxante e sedativo natural, o poejo ajuda quem sofre de insônia e apresenta sintomas de ansiedade.
Auxilia na digestão: Graças às suas propriedades carminativas, uma xícara de chá de poejo é suficiente para aliviar o inchaço estomacal, auxiliando na eliminação de gases.
Cuida da saúde respiratório: O poejo é um excelente expectorante, pois um de seus compostos orgânicos é o mentol que é eficiente para eliminar secreções que se acumulam no pulmão.
Favorece a cicatrização. Por ser um excelente antisséptico, o poejo auxilia no cuidado de feridas e infecções de pele, estimulando a cicatrização.
Como dito anteriormente, na culinária essa erva tem várias utilidades – licor, molhos, finalização de saladas, preparo de diversas carnes. Mas lembre-se que, por se tratar de uma espécie de planta super aromática, bastam alguns galhos e folhas para dar o efeito esperado. Acompanhe essa prática salada de quinoa que vem acompanhada de folhas de poejo.
Hora da Receita
Aproveite para fazer esta prática receita com Goji Berry e inserir o consumo desse produto diariamente na sua alimentação, trazendo os cuidados para a sua saúde.
Salada de Quinoa com Poejo
- 1/2 xícara de quinoa cozida
- 1 nabo
- 1/2 xícara de castanha de caju cru
- 1 dente de alho
- 1 punhado de poejo fresco
- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 pitada de sal
- Leve o nabo, cortado em cubos e sem casca, ao forno aquecido a 180 graus. Retire após 15 minutos.
- Numa frigideira coloque as castanhas e vá mexendo até dourar. Após, retire e pique-as, reservando para a próxima etapa
- Pique o alho, as folhas de poejo e misture com o azeite em uma vasilha.
- Adicione o nabo, caju e a quinoa nessa mistura. Mexa bem, salgue a gosto e leve para refrigerar.
- Após alguns minutos, pode servir e aproveitar!